CINCO ANOS A RENASCER

????????????????????????????????????
tempo de leitura: 2 minutos
RENASCER

Recordar incêndios de 2017

Estão bem latentes no subconsciente das gentes que viveram o fenómeno, os horrores dos incêndios de 15 de Outubro de 2017, que atingiram a zona centro do país e a região de Tondela, de uma forma nunca vista até então.

Morreram dezenas de pessoas, foram destruídas centenas de empresas, consumidas centenas de habitações e outro património móvel. Como automóveis, máquinas agrícolas e industriais e milhares de hectares de floresta.

Carla Borges, no Parque urbano

Cinco anos depois, em 15 de Outubro de 2022, a ACERT, de parceria com o Município de Tondela o CLDS-4G Tondela Inclusiva e os Bombeiros Voluntários do concelho – Tondela e Campo de Besteiros, recordou os trágicos acontecimentos, através de diversas iniciativas, como espectáculos teatrais, exposições e lançamento de livros.

Num primeiro momento, no Parque Urbano de Tondela, foi realizada uma sessão evocativa com a presidente do Município, Carla Borges e uma exposição de fotografias, subordinada ao tema “Luz da Esperança”.

Renascer 5 anos depois, parque urbano

À tarde, no quartel dos Bombeiros de Tondela, a exposição fotográfica “Cinzas”, de Miguel Vale de Figueiredo e ainda a apresentação do livro “Documental de incêndios”, de Rita Pereira e Márcio Ribafeita, para a CLDS-4G Tondela Inclusiva.

Ainda no mesmo dia, no Novo Ciclo ACERT, o espectáculo 20DIZER, a palavra com som, cor, corpo e alma, pelo Trigo Limpo teatro ACERT, lançamento do livro “Ignição/Recomeçar”, com Zétavares e Sara Figueiredo Costa, edição ACERT para a CLDS-4G e concerto/estreia JOURNEY INTO JAZZ, Coimbra Jazz Ensemble e Chuck Wanslev (EUA).

No dia 16, no quartel dos Bombeiros de Campo de Besteiros, uma nova apresentação “Documental de Incêndios”, de Rita Pereira e Márcio Ribafeita, para a CLDS-4G Tondela Inclusiva e o espectáculo 20DIZER, pelo Trigo Limpo teatro ACERT.

ZÉ BEIRÃO*

*Jornalista