OBRAS ESCULTÓRICAS DE ANA DE GONTA COLAÇO intervencionadas pelo Município de Tondela

tempo de leitura: 2 minutos

Pioneiro na implementação de serviços técnicos de conservação e restauro, o Município de Tondela fomenta, para além da preservação dos bens culturais ao seu cuidado, o fruir da arte na sua plenitude, sensibilizando e valorizando assim o património cultural concelhio.

Neste sentido estão, neste momento, a ser intervencionadas, pela técnica de Conservação e Restauro do Museu Terras de Besteiros, as obras escultóricas de um dos grandes vultos do concelho, no âmbito da escultura modernista: Ana Raimunda de Gonta Colaço, com vista à sua divulgação e exposição futura ao público.

Este espólio, doado pela família da autora e à guarda da Biblioteca Municipal, revelou necessidade de alguns cuidados, numa intervenção delicada, devido às condições ambientais em que se encontrava desde há longos anos.

Determinado o estado de conservação, as patologias e identificada a origem dos problemas de alteração ou deterioração bem como o seu grau de incidência e localização no bem cultural, foi definida a metodologia a aplicar.

 

Preservar a longevidade dos bens culturais

A técnica de tratamento utilizada, tendo como objectivo principal a estabilização dos objectos em causa, foi numa urgente e primeira fase, a criação de condições ambientas adequadas ao tipo de suporte das obras. As seguintes operações de limpeza superficial, colagem e desoxidação de elementos metálicos foram efectuadas visando preservar a longevidade dos bens culturais através dos tempos.

Poder desfrutar da arte, estudar objectos e documentos históricos, visitar museus, castelos e outros monumentos, são prazeres a que nos podemos dar, hoje, porque muitas edificações e objectos únicos, que pertenceram ao passado de qualquer comunidade, continuam a sobreviver devido ao cuidado e manutenção destes.