Duas expulsões, um penalti inexistente e um segundo amarelo por mostrar a Marcão, além de vários falhanços dos avançados do CD Tondela, ditaram a derrota dos beirões em Chaves, onde nunca tinham perdido.
- JOGO: Estádio Municipal Eng.º Branco Teixeira (Chaves)
- ASSISTÊNCIA: 2.266 pessoas
- ÁRBITRO: António Nobre (Leiria)
- AO INTERVALO: 1-0
- MARCADORES: André Luís (18’ na recarga de gp), Luther (57’) e Tomané (gp 90+8’)
- DISCIPLINA: Cartão amarelo para Marcão (35’), S. Peña (45’), Ricardo Costa (62’), Rúben Macedo (71’), Luther (84’) e Paulinho (90’); Cartão vermelho directo a Ricardo Costa (62’)
GD CHAVES, 2 (4x2x3x1)
- António Filipe; Paulinho, Maras, Marcão e Djalan (Luís Martins (89’); Gallo e Eustáquio; Luther, André Luís e Macedo (Jefferson 72’); William (Niltinho 80’).
- SUPLENTES NÃO UTILIZADOS: Ricardo, Nuno Coelho, Bressan e Platiny.
- TREINADOR: Tiago Fernandes.
CD TONDELA, 1 (4x4x2)
- Cláudio Ramos; David Bruno, Ricardo Costa, Ricardo Alves e Joãozinho; J. Delgado (Murillo 60’), Bruno Monteiro, Peña (Tembeng 78’), António Xavier, Tomané e Arango (Ícaro 67’).
- SUPLENTES NÃO UTILIZADOS: Pedro Silva, Patrick, Pité e João Reis.
- TREINADOR: Pepa.
Na deslocação ao estádio do Grupo Desportivo de Chaves, onde nunca tinha perdido, o Clube Desportivo de Tondela foi nitidamente condicionado pela equipa de arbitragem, que viajou de Leiria. Refira-se, aqui, a grande penalidade assinalada a favor dos transmontanos, logo aos 18 minutos, que Marcão não concretizou, mas que André Luís converteu na recarga.
Acresce a expulsão do treinador beirão, aos 27 minutos e a expulsão de Ricardo Costa, aos 62’, ficando o Tondela reduzido a 10 unidades.
E, ainda, a não expulsão de Marcão, (que já tinha amarelo), aos 38’, quando cometeu a segunda falta à entrada da área da casa.
O Chaves aumentou a contagem, aos 57 minutos, num contra-ataque, em que a linha defensiva visitante estava desguarnecida.
TONDELA FALHOU SOBERANAS OPORTUNIDADES DE MARCAR
O Desportivo de Tondela, até ao final dos 90 minutos, foi incapaz de chegar ao golo e, até, empatar a partida, já que o 2-1 surge da marcação de uma grande penalidade a favor do Tondela, que Tomané converteu, já em tempo de descontos.
Sobre os falhanços dos dianteiros do Tondela, dizer que aos 38’ Delgado remata à barreira, na transformação de um livre, Ricardo Costa, remata ao lado, aos 39’, Tomané vê o guardião da casa a defender aquilo que seria o empate aos 45’, António Xavier remata, aos 47’ e Filipe defende para a frente e Arango, na recarga, isolado, falha estrondosamente, o golo.
Como quem não marca, sofre e depois de um canto do qual nada resulta, o Chaves, num contra-ataque rápido, faz o 2-0.
Mas os falhanços continuam. Aos 72’ Peña remata ao lado. Aos 90’ Tembeng tenta reduzir, sem sucesso e, já em tempo de descontos sobre descontos (90*5+3) a grande penalidade que dá o ponto de honra ao Desportivo de Tondela, com o Chaves a deixar a “lanterna vermelha”.
Não se podem falhar tantas oportunidades…
FIGURA DO JOGO?
O “Mais Futebol”, no final do encontro, diz que Rúben Macedo, foi a “figura do jogo”, quando afirma:“Estreia auspiciosa deste jovem, aquisição de inverno, vindo do FC Porto. Esteve nos lances que deram os dois golos do Desp. Chaves. Sofreu carga na área originando a grande penalidade que (na recarga) desbloqueou o marcador e, depois, foi ele quem desmarcou Luther Singh no lance que deu o 2-0”.
Como já se disse, Macedo “cavou” a grande penalidade e não sofreu carga, como diz o “Mais Futebol”.
RESULTADOS DA JORNADA 17.ª
- Aves – Feirense 1-1
- Boavista – Marítimo 0-1
- Chaves – TONDELA 2-1
- Guimarães – Moreirense 1-0
- Rio Ave – Setúbal 1-1
- Nacional – Belenenses 0-1
- Santa Clara – Benfica 0-2
- Portimonense – Braga 1-1
- Sporting – Porto 0-0
PRÓXIMA JORNADA (2.ª volta)
- Guimarães – Benfica
- Aves – Setúbal
- Belenenses – TONDELA
- Chaves – Porto
- Santa Clara – Marítimo
- Rio Ave – Feirense
- Sporting – Moreirense
- Nacional – Braga
- Boavista – Portimonense









