

Como fora anunciado, realizou-se no último sábado, dia 7 de Dezembro, na paisagem maravilhosa da Serra do Caramulo, o XIV Capítulo da Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo que, ao longo da sua existência, longe tem levado o nome da região onde se insere.

Durante esse capítulo, prolongado por vários locais da freguesia do Guardão, foram entronizados os novos confrades efectivos e de honra que, dessa forma, ficarão a fazer parte da já grande família desta conceituada confraria do concelho de Tondela, onde existe, ainda, a Confraria dos Carolos e Papas de Milho de Canas de Santa Maria e que, igualmente, muito enriquece a defesa e a propaganda dos saberes e dos sabores da vasta região tondelense, uma das mais belas e desenvolvidas da Beira Alta e do centro do país.
Logo após a concentração no Museu do Automóvel, onde foi servido um reconfortante e suculento pequeno-almoço, seguiu-se as boas-vindas pelo pároco do Guardão, padre António Duarte e bênção das insígnias e pendões das 49 confrarias presentes.

O momento, abrilhantado por uma banda musical, foi aproveitado para anunciar a atribuição de bolsas de estudo a três alunas do Caramulo do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, ali representado pelo seu director, Júlio Valente.
Finda a cerimónia, realizada na Igreja de Nossa Senhora da Esperança, foi empreendido o desfile de todas as confrarias até ao escadório do Museu do Caramulo, onde foi tirado o “retrato” de família.

Depois da entronização na sala Bugati, no Hotel do Caramulo, o repasto pela tarde fora onde, a par de tantas, saborosas e tão variadas iguarias, o cabrito serrano do Caramulo, assado nas padelas de barro negro, foi degustado por quantos tiveram a dita de participar nesta autêntica festa da gastronomia na área dos produtos endógenos, em que o cabrito é rei, onde não faltou o “ovo à pastora” e os melhores vinhos da região do Dão.
- A BELEZA DA ENTRONIZAÇÃO

A entronização de novos confrades, é sempre um momento alto de qualquer capítulo do movimento confrádico, na medida em que as pessoas têm de dar provas de que apreciam a área gastronómica defendida por cada uma delas. Depois têm de provar o seu prato favorito, acompanhado pelos néctares de cada uma das regiões e dizer que estava “divinal”. Levam com a vara do Pastor-juiz, neste caso e recebem um certificado e a respectiva insígnia da confraria. E foi o que aconteceu, no Caramulo, segundo a tradição. Assinam o livro de honra e recebem uma lembrança. Também todas as confrarias assinam o livro e recebem lembrança igual.

A mesa do capítulo, foi constituída por Pedro Adão, vereador da Câmara Municipal de Tondela, António Ferreira, presidente da Junta de Freguesia do Guardão, Pastor-mor, António Dias, Pastor-juiz, António Lopes Ribeiro e João Carlos Figueiredo, Pastor-mor da Confraria dos Carolos e Papas de Milho de Canas de Santa Maria e vice-presidente da Federação das Confrarias Portuguesas.
O primeiro orador da tarde, foi o presidente da Junta, que deu as boas-vindas a todas as confrarias, deixando os desejos de uma “boa jornada”, esperando que “voltem sempre”, acabando por saudar os novos confrades.

Seguidamente, usaram da palavra o Pastor-mor, o Pastor-juiz e o vice-presidente da Federação das confrarias. que deixou o seu aceno de simpatia ao mundo confrádico, pelo que representa para a gastronomia nacional e sua defesa. Em nome da presidente da Federação, Olga Cavaleiro, saudou os confrades presentes de todo o país, tidos como exemplo daquilo que é o trabalho que o movimento produz em defesa na divulgação e promoção da gastronomia de cada uma das regiões do país.
Falou do Caramulo, como região de altitude, detentora de um valioso património em termos de Natureza e daquilo que tem de bom, que é a sua gastronomia.
- DEFESA E DIVULGAÇÃO DO CABRITO COMO PRODUTO
- GENUINAMENTE SERRANO

O Pastor-mor, teve a oportunidade de falar nas actividades da confraria ao longo do ano, salientando a Semana Gastronómica, a reflorestação, o Dia Nacional da Gastronomia, “A Escola dos Nossos Avós”, a dinamização da gastronomia da Casa dos Sabores e Saberes no Caramulo e a participação nos capítulos das confrarias nacionais.
No caso da confraria do cabrito, o dever maior que se impunha, era a defesa e a divulgação do cabrito, como produto genuinamente serrano, além de outros, que a serra se orgulha

Encerrou os discursos, o vereador Pedro Adão, em nome da Autarquia de Tondela, que é a grande parceira da confraria, que teve a oportunidade de falar sobre a qualidade do território, que era “diferente”, afirmando que o concelho de Tondela era “um concelho industrializado, que vive com saúde no emprego”, capaz de criar e riqueza e, por isso mesmo, fixar as pessoas, deixando o registo de um concelho que tem o ensino descentralizado, com polos escolares no Caramulo, em Campo de Besteiros, em Tondela e Molelos e na Lajeosa do Dão, em oposição a outros municípios que têm o ensino centralizado na sua sede.

O autarca sublinhou a importância de “manter os jovens nas nossas aldeias”, naturalmente na luta contra a desertificação humana, que atinge muitos territórios da região e, também, a própria Serra do Caramulo. Na referência às confrarias, deixou implícito o apoio que a autarquia presta às duas confrarias do município, pelo que representam para a região em termos de divulgação da gastronomia tondelense, acabando por felicitar o gerente do Restaurante “3 Pipos”, pela distinção, bem merecida, na medida em que que se trata de uma unidade de referência no campo da genuína gastronomia regional, onde o cabrito também está presente.

NOVOS CONFRADES ENTRONIZADOS
- Andreia Filipa Almeida de Oliveira, de Covelo (Arca – Oliveira de Frades)
- Luís Pedro Rebelo de Matos, de Campo de Besteiros (efectivos)
- Restaurante 3 Pipos/João Carlos Cavaleiro (honra)
JOVENS CONTEMPLADAS COM BOLSAS DE ESTUDO
- Inês Almeida, de Janardo (Guardão) – 1.000,00 euros
- Tatiana Marques dos Santos, de Malhapão de Cima (Mosteirinho) – 750,00 euros
- Inês Pereira, de Daires (S. João do Monte) – 500,00 euros
Elementos da Confraria Gastronómica e dos Enófilos de Carregal do Sal, fortemente representada neste capítulo, apadrinharam estas estudiosas alunas, que vão ingressar na Universidade e seguir a formação em Medicina (2) e Advocacia (1).