MANGUALDE INVESTE mais de 3 milhões NA RECUPERAÇÃO DO CINETEATRO IMPÉRIO

A Câmara de Mangualde acaba de aprovar o projecto de regeneração do Cineteatro Império, um investimento total de 3,3 milhões de euros, comparticipado por fundos comunitários.

“Esta é uma decisão histórica, porque o Cineteatro Império representa um investimento de referência no concelho e visa dar resposta à actividade social e cultural, desde cinema, música, teatro, dança, entre outros, bem como à actividade municipal e das várias associações e instituições locais”, destaca o novo presidente da Câmara, Elísio Oliveira, citado numa nota autárquica.

Segundo o comunicado de imprensa, a reabilitação do Cineteatro Império representa um investimento de 3,3 milhões de euros, comparticipado com fundos comunitários, e insere-se no plano estratégico de desenvolvimento urbano do centro histórico de Mangualde.

“Âncora no desenvolvimento cultural”

Um dos objectivos do projecto de regeneração é fazer do cineteatro, situado na zona mais antiga da cidade, “uma âncora no desenvolvimento cultural de todo o concelho”.

“Este é um espaço nobre da cidade, construído nos anos 1940 por um reconhecido arquitecto, Francisco Keil do Amaral, cuja recuperação era uma ambição há muito desejada por este executivo e por toda a população mangualdense”, lê-se no comunicado.

Segundo o documento, o executivo pretende, após a aprovação em reunião de Câmara, “o mais breve possível, lançar a obra a concurso público”, para dotar o espaço com “equipamentos de moderna tecnologia, sendo que, à sala principal, com capacidade de 340 lugares, será acrescentada uma sala suplementar no piso superior para ensaios e demais eventos”.