FUNDO AMBIENTAL VAI APOIAR PROJECTO DO MUNICÍPIO DE TONDELA

tempo de leitura: 2 minutos

O Fundo Ambiental vai apoiar o projecto do Município de Tondela, que visa a redução de impactos ambientais gerados pela actividade conexa ao mercado municipal e de descarbonização da logística de fornecimento e entrega de produtos frescos.

Na assinatura deste contrato do Fundo Ambiental “Logística Descarbonizada e Economia Circular, para mercados tradicionais de frescos“, que decorreu ontem, dia 20 de Novembro, em Torres Novas, esteve o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus.

O projecto do Município de Tondela será desenvolvido em parceria com a Cooperativa Terras de Besteiros, visando a aquisição de uma viatura eléctrica, que fará a distribuição de produtos em circuitos curtos, para além da aquisição de equipamento para venda de sumo de laranja (produto de excelência do concelho).

Para além do projecto do Município de Tondela, foram ainda assinados mais 21 projectos, num valor total que ronda os 900 mil euros. A cerimónia contou com a presença do ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes e do secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes. 

As candidaturas a projectos ligados à “logística descarbonizada e economia circular para mercados tradicionais de frescos” foram apresentadas  por municípios com população inferior a 50 mil habitantes ou entidades gestoras dos respectivos mercados municipais.

A dotação máxima do Fundo Ambiental afecta a todos estes projectos é de 900 mil euros, sendo que a despesa elegível para cada um é de 45 mil euros.

O Fundo Ambiental, criado em 2016 a partir de quatro outros fundos geridos pelo Ministério do Ambiente, tem por finalidade apoiar políticas ambientais para o desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objectivos e compromissos nacionais e internacionais.