PRESIDENTE DO MUNICÍPIO DE TONDELA VISITA ESCOLAS PARA SE INTEIRAR DO ARRANQUE DO NOVO ANO LECTIVO

O presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, visitou na manhã desta quinta-feira a Escola Básica Cândido de Figueiredo e a Escola Secundária Tomás Ribeiro, ambas em Tondela, “de forma a avaliar como está a decorrer o arranque do ano lectivo escolar 2020/2021”.

Nestas visitas, o autarca de Tondela fez-se acompanhar pela vereadora da Educação, Sofia Ferreira, e pelos directores dos dois agrupamentos de escolas do concelho de Tondela, Júlio Valente e Helena Gonçalves.

Após a visita aos dois estabelecimentos de ensino, foi possível perceber que “as escolas tiveram de se ajustar aos tempos atípicos que se vivem por causa da pandemia da COVID 19 e, quase três semanas depois de as aulas terem arrancado, os alunos já interiorizaram os procedimentos necessários a adoptar”.

  • TRANSPORTES: Flexibilização de horários

Entre outros assuntos, o presidente da Câmara aludiu aos transportes públicos escolares, referindo que “o Ministério da Educação coloca nas suas orientações que deverá haver um esforço por parte das escolas para uma flexibilização dos horários para cumprir as regras de segurança e distanciamento social, no entanto, no caso de Tondela, os transportes públicos com serviço também de transporte escolar, mantêm os horários já existentes no ano anterior, pois tal seria incomportável, já que o número de alunos não viabilizaria a gestão desta operação”.

O autarca sublinhou igualmente que o Município de Tondela tem feito investimentos contínuos no melhoramento das condições das escolas e jardins do concelho, a par da 2.ª fase de requalificação da Escola Secundária de Tondela (requalificação dos pavilhões A e E, bem como dos espaços exteriores, incluindo o relvado do campo de jogos).

No total, a obra de requalificação desta escola ascende a 2 milhões de euros, sendo cerca de 500 mil euros financiamento directo do Município de Tondela.

  • SUBSTITUIÇÃO DE COBERTURAS DE AMIANTO

Outro investimento prende-se com a substituição da cobertura em fibrocimento das Escolas Básicas de Tondela, Campo de Besteiros e Lajeosa do Dão, que irá iniciar-se.

Trata-se de um investimento na ordem dos 420 mil euros, financiado por Fundos Comunitários, sendo o Município de Tondela o dono da obra, bem como assegura a fiscalização e gestão da mesma.

Decorre igualmente a ampliação de alguns Jardins de Infância, nomeadamente os Jardins de Infância de Santiago de Besteiros e Molelos. Em cada um deles pretendem-se criar espaços novos para actividades. Estas obras têm um valor aproximado de 70 mil euros cada uma.